Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma parceria com a construtora JGDS, uma construtora especializada em adaptar contentores em casas ecológicas.
O desafio exposto pelo cliente foi criar uma versão arquitetonicamente superior às casas ecológicas que foram desenvolvidas até agora.
O atelier CAVE redesenhou toda a planta - interior e exterior do espaço - definiu os acabamentos e desenhou todo o mobiliário essencial para o funcionamento da casa.
O conceito do espaço foi fundir as duas qualidades espaciais - o interior com o exterior - de forma a transformar a área social num único espaço que contém os diferentes ambientes e funções estabelecidas. A área comum está toda orientada a sul/poente de modo a ter a melhor exposição solar e melhor vista. Os quartos estão todos distribuídos para a mesma fachada criando mais privacidade e menor exposição para o exterior.
O espaço estava condicionado pelas dimensões pré-estabelecidas dos dois contentores 12.5x2.5 mt cada um, a partir desta premissa foi essencial criar um espaço amplo e leve. O mobiliário simples, as paredes brancas com o pavimento cinzento claro e os vãos de dimensões grandes para o exterior, criaram um espaço bastante aberto e luminoso.
Sendo uma casa de férias, o tempo é um tema muito presente na criação da identidade e vida de uma casa, por isso toda a madeira exterior apresenta-se no seu estado natural sem qualquer tratamento, assim com o tempo e o sol cria-se uma cor única de tom cinza de forma a fundir-se com o interior e criar um único espaço com cores e materiais idênticos.
Todo o mobiliário foi criado e executado pelo atelier CAVE.